A vacinação de crianças de 6 meses a menores de 3 anos de idade contra a Covid-19 terá início na tarde desta quinta-feira (17), em Mossoró, na região Oeste potiguar. Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade farão aplicação do imunizante neste grupo.
As unidades são o Centro Clínico Evangélico, bairro Centro; Lucas Benjamin, no Abolição III; Maria Soares, no Alto de São Manoel; José Leão, no Alto da Conceição; e Chico Costa, no Santo Antônio. A imunização terá início às 13h.
Nessa quarta-feira (16), o município recebeu 370 doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 destinadas a crianças de seis meses a menores de três anos com comorbidades.
“Nós estaremos distribuindo essas doses em cinco Unidades Básicas de Saúde para que a gente consiga centralizar e vacinar o maior número de bebês nessa faixa etária com comorbidades sem a perda de doses da vacina”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Morgana Dantas.
Coordenador do Programa Nacional de Imunização da SMS, Etevaldo Lima explicou que o esquema de vacinação para esse público será de três doses. “A criança toma a primeira dose, quatro semanas depois recebe a segunda e em oito semanas toma a terceira dose do imunizante”.
O Ministério da Saúde recomenda a administração concomitante das vacinas contra o coronavírus simultaneamente às demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de 6 meses de idade ou mais.
5ª DOSE PARA IDOSOS
Vale salientar que o município iniciou nesta quarta-feira a aplicação da quinta dose da vacina contra a doença em pessoas acima de 60 anos.
GRUPO DE COMORBIDADES
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
– Hipertensão arterial estágio 3
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Vavopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
– Doenças neurológicas crônicas
– Doença renal crônica
– Imunocomprometidos
– Hemoglobinopatias graves
– Obesidade mórbida
– Síndrome de Down
– Cirrose hepática
Fonte: Tribuna do Norte